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Cinco meses após o fim do contrato que permitia os reparos mais profundos nas suas escadas rolantes, a Trensurb firmou um novo vínculo. A empresa Nalc será a responsável. Para realizar o serviço, ela irá receber R$ 2,47 milhões por ano.
A empresa agora aguarda a ordem de início dos trabalhos para iniciar as reformas necessárias. Os trabalhos estão garantidos por até cinco anos.
As intervenções mais profundas estão sendo consolidadas. Mas a Trensurb avisa que a escada rolante da estação Mathias Velho, em Canoas, será a primeira a ser consertada. O equipamento da estação Mercado, em Porto Alegre, será a próxima.
Cada reforma geral pode levar até quatro meses. O contrato prevê no máximo duas escadas paradas por vez para conserto. A ideia é restaurar todas as 23 escadas mais antigas ao longo destes cinco anos.
O contrato anterior chegou ao fim em outubro do ano passado. No mesmo mês, a Trensurb criou uma força-tarefa para religar as escadas rolantes.
Um contrato emergencial foi assinado por seis meses com a mesma empresa que venceu a licitação - Nalc - até que a licitação em andamento fosse concluída. Reparos superficiais puderam religar parte dos 50 equipamentos instalados nas estações entre Porto Alegre e Novo Hamburgo e nas unidades internas da Trensurb.
A disputa foi lançada há cinco meses e chegou a ser suspensa por questionamentos do edital por parte de uma das empresas concorrentes. Posteriormente, a primeira vencedora - Elevadores Villarta - foi desclassificada.
No começo de março, a Trensurb informava que cinco escadas rolantes apresentavam problemas: duas na estação Mercado, em Porto Alegre; uma na estação Mathias Velho, em Canoas; e uma na estação Rio dos Sinos, em São Leopoldo.