Três meses depois de iniciadas, as obras das cinco novas praças de pedágio da BR-386 e da BR-101 começam a ganhar forma. As futuras cabines estão sendo montadas. A previsão da CCR ViaSul é que a construção será concluída até a primeira quinzena de dezembro.
Depois desta etapa, a empresa começará a equipar as praças de pedágio e instalar os sistemas necessários para iniciar a cobrança. Essa fase deverá durar em torno de 30 dias. As datas poderão ser alteradas em razão da chuva.
A partir do fim da automação, prevista para 15 de janeiro, a CCR ViaSul irá solicitar a vistoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que irá avaliar se a tarifa do pedágio já poderá ser cobrada.
O contrato estipula que a cobrança poderá começar a partir de 15 de fevereiro, desde que a empresa tenha cumprido todas suas obrigações. E a CCR ViaSul tenta antecipar essa data.
Quatro das novas praças de pedágio estão sendo erguidas em um trecho de 226 quilômetros da BR-386, em Victor Graeff, Fontoura Xavier, Paverama e Montenegro. A outra está localizada na BR-101, em Três Cachoeiras.
A tarifa para carros é estimada em R$ 4,40. Este é o mesmo valor que já é pago na praça de Gravataí, na freeway. Porém, este preço irá sofrer reajuste da inflação a partir de 2020, como está previsto no contrato.
Já a mudança da praça de Gravataí está prevista para ocorrer em 15 de 15 de agosto de 2020. Quando isso ocorrer, a atual praça de Gravataí, localizada no km 77, será demolida. Na mesma data, também deverá ocorrer a cobrança em ambos os sentidos na praça de Santo Antônio da Patrulha. Hoje o pedágio só é cobrado para quem trafega em direção ao Litoral Norte.