A construtora Conpasul iniciou nesta sexta-feira (11) mais uma etapa da trincheira da Ceará, na zona norte de Porto Alegre. O acesso da passagem de nível está recebendo a última camada de asfalto. Os trabalhos serão realizados até este sábado (12), quando haverá a necessidade de bloquear ao menos uma das três faixas da Avenida Zaida Jarros.
A construtora também está realizando a instalação da iluminação pública da trincheira. Até a liberação do tráfego, previsto para ocorrer até o dia 31, a empresa ainda precisa sinalizar a pista e instalar as placas de trânsito e concluir a instalação da casa de bombas.
Já a instalação de uma tela nas paredes da trincheira deverá ser realizada depois de outubro. O material tem caráter apenas decorativo e foi pensado para dar uma visibilidade mais bonita para a obra.
Projetada ao custo de R$ 29,5 milhões, a obra está custando atualmente R$ 39,37 milhões aos cofres públicos. A ordem de início foi dada em dezembro de 2012, mas os desvios no trânsito iniciaram-se em fevereiro de 2013. Os trabalhos começaram logo em seguida e tinham prazo contratual de execução de três anos.
Durante o governo de José Fortunati, a obra chegou a ser prometida para antes da Copa do Mundo de 2014. Ao final do seu mandato, o então prefeito também havia garantido que a passagem de nível seria liberada até dezembro de 2016.
Poucos serviços ocorreram até março de 2018, quando o prefeito Nelson Marchezan anunciou que a obra estava sendo retomada e seria concluída em setembro do ano passado. O prazo não foi cumprido e o próprio prefeito admitiu que a prefeitura falhou. Depois, as datas foram modificadas para dezembro de 2018, fevereiro de 2019, setembro e, por último outubro.