Três anos e meio depois, enfim, o Largo dos Açorianos será liberado para uso. A expectativa é que a tela improvisada seja retirada nos próximos dias. A prefeitura ainda não confirma, mas informa que a data está chegando.
A empresa Elmo Eletromontagens desmontou o canteiro de obras na quinta-feira (8), depois de ter concluído os reparos que foram exigidos pela prefeitura de Porto Alegre. Na semana passada, foram realizados os testes dos dois espelhos d’água, que contarão com um sistema de jatos ornamentais, por meio de bombas hidráulicas.
Ainda faltam alguns detalhes, mas que já não envolvem mais a empresa. A CEEE é aguardada agora para fazer a ligação da energia do espaço. Depois disso, a inauguração deverá ser agendada. A prefeitura busca agora uma empresa que ficará responsável pela conservação do espaço.
A obra começou em janeiro de 2016. O término dos serviços deveria ocorrer em maio de 2017, mas sofreu seis adiamentos.
Em junho de 2019, a empresa finalizou a execução das melhorias. Porém, uma vistoria realizada pela prefeitura encontrou alguns reparos que precisaram ser feitos.
A obra também ficou R$ 721 mil mais cara, custando atualmente R$ 5,4 milhões. Por causa dos adiamentos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) relata que notificou a empresa em sete oportunidades.