O episódio em que um atirador matou quatro pessoas, feriu outras oito e acabou morto por policiais foi documentado em fotos e vídeos.
A coluna exibe aqui vídeo gravado por policiais civis, no qual PMs do Batalhão de Operações Especiais (Bope) se preparam para invadir a casa onde aconteceu o ataque. Os policiais se revezam disparando com carabinas (um tipo de fuzil de pequeno porte) apoiadas nas grades, enquanto parte da tropa, protegida por escudos e jogando granadas de gás, avança para dentro da residência. Ao fundo, ouvem-se disparos de escopeta (espingarda de repetição), possivelmente do atirador entrincheirado na residência.
Era a terceira investida dos policiais, após várias tentativas para que o atirador, Edson Fernando Crippa, se rendesse. As primeiras foram a abordagem e uma para retirar feridos. Crippa foi encontrado morto dentro da residência. Tinha consigo uma escopeta calibre 12, uma carabina calibre .22, uma pistola calibre 9mm e outra pistola, calibre .380.
Durante a ação, além de dois familiares do atirador, morreu o policial militar Éverton Kirsch Júnior, 31 anos. Já na tarde desta quinta-feira (24), depois de dois dias hospitalizado, outro PM ferido morreu: Rodrigo Weber Volz, 31 anos. Ainda há um terceiro policial militar hospitalizado em estado gravíssimo.