O Comando Militar do Sul (CMS) realizou nesta sexta-feira (19), em Porto Alegre, solenidade para celebrar o Dia do Exército. A data serviu também para homenagear 24 pessoas, com medalhas, por suas boas relações com as Forças Armadas. A cerimônia aconteceu no 3º Regimento de Cavalaria de Guarda, em Porto Alegre.
O Dia do Exército, em 19 de abril, celebra os 376 anos da primeira Batalha dos Guararapes, que ocorreu em 1648, em Pernambuco. A vitória dos colonos portugueses, indígenas e negros sobre os holandeses é considerada por historiadores o prelúdio da construção da identidade do Brasil como nação soberana.
Na solenidade realizada na capital gaúcha, personalidades civis e militares foram agraciadas com distinções do Exército. Elas receberam medalhas da Ordem do Mérito Militar, do Exército Brasileiro, do Pacificador e diplomas de Colaborador Emérito do Exército. As honrarias têm por finalidade reconhecer tanto pessoas quanto instituições, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços às Forças Armadas, no caso, a Força Terrestre brasileira.
Entre os agraciados estão autoridades dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo, religiosas, de instituições de ensino e militares da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros. A maioria dos homenageados são militares, mas entre os condecorados estão magistrados, funcionários públicos de diversas esferas, empresários e religiosos. As entregas de medalhas também costumam ser feitas no Dia do Soldado, 25 de agosto.
Honrarias do Dia do Exército
Medalha Exército Brasileiro
Entregue a pessoas e instituições que prestam relevantes serviços ao Exército Brasileiro e que colaboram para reforçar os laços institucionais. É conferida a cidadãos e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras, integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e das Forças Auxiliares que tenham praticado ação destacada ou serviço relevante em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. Foram agraciadas 18 pessoas.
Medalha Ordem do Mérito Militar
Tem por finalidade premiar os militares do Exército que tenham se distinguido no exercício de sua profissão e os militares da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, membros das forças auxiliares, civis e estrangeiros, que hajam prestado relevantes serviços ao Exército Brasileiro e que se tenham tornado credores de homenagem por parte da força. Foram agraciadas quatro pessoas.
Medalha do Pacificador
A Medalha do Pacificador homenageia militares e civis, brasileiros ou estrangeiros, que prestaram serviços ao Exército, elevando o prestígio da instituição ou desenvolvendo as relações de amizade entre o Exército Brasileiro e os de outras nações. Foram agraciadas duas pessoas.
Diploma de Colaborador Emérito do Exército
Tem por finalidade reconhecer os serviços prestados ao Exército por personalidades e instituições civis, militares da reserva, reformados e integrantes das forças auxiliares que tenham praticado ações destacadas ou relevantes serviços em prol do interesse e do bom nome do Exército Brasileiro. Foram agraciadas cinco pessoas.