A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O banho de leite, que virou uma tradição para celebrar a vitória em concursos de produção da matéria-prima, foi a forma escolhida pelo prefeito eleito de Hulha Negra, Fernando Campani, para comemorar o resultado nas urnas. Semelhante na forma, a iniciativa, no entanto, tem um objetivo diferente.
— Quis mostrar que essa foi a última gota de leite derramada por falta de estrada no município — disse Campani à coluna.
Biológo de formação, ele foi eleito no domingo (6), com 49,47% dos votos válidos no município. A melhoria da condição das estradas foi uma das propostas de campanha e que, a partir do ano que vem, Campani promete cumprir. De acordo com o eleito, "muitos litros de leite foram perdidos nos últimos anos pela precariedade das vias".
Para concretizar a medida ele explica que solicitará apoio dos governos federal e estadual para estabelecer "uma malha viária mínima ainda no primeiro ano" da gestão.
O município de Hulha Negra, que fica na região da Campanha, soma 25 assentamentos da reforma agrária, com cerca de 900 famílias, onde a pecuária de leite tem um papel importante. Em 2023, 14,8 mil litros de leite foram produzidos, segundo o IBGE.