A paixão pela pecuária de corte combinada com o objetivo de levar informação sobre a produção de carne nos Campos de Cima da Serra fizeram a gaúcha Maria Carolina Bühler de Azeredo trazer para casa a premiação no concurso CNA Jovem. Organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), a distinção reconhece iniciativas desenvolvidas por jovens líderes do agro, entre 22 e 30 anos, de todo o país. Técnica agropecuária e estudante de Medicina Veterinária, ela está no grupo de 10 destaques nacionais.
— Fiquei muito feliz, com certeza. É pelo amor que eu sinto pela região e pela produção — disse à coluna Maria Carolina, sobre a importância do reconhecimento.
Além dela, outras duas jovens do Rio Grande do Sul, Carolina Sleutjes Machado (Cachoeira do Sul) e Tayllana Schwanke Gonçalves (Pontão) ficaram entre os 88 finalistas nacionais do prêmio, participando da cerimônia realizada em Brasília. Essa edição do CNA Jovem teve início em novembro do ano passado, com 2.446 jovens inscritos nas etapas estaduais. A partir da mentoria recebida de técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), os participantes tinham de desenvolver propostas com soluções para problemas identificados no campo. Batizado de Carne Sustentável Serrana, o projeto desenvolvido em São Francisco de Paula tinha como objetivo valorizar as características do sistema de produção da proteína bovina na região.
— O desafio era: tornar a carne a pasto nos Campos de Cima da Serra mais atrativa. E é uma iniciativa que não tem data para terminar, mas que tratamos com objetivos — reforça a jovem.
Para isso, são feitas apresentações em escolas e eventos, que retratam a realidade dos pecuaristas locais, com a ideia de fomentar o consumo e valorizar a forma como essa carne é produzida. Entre os diferenciais, a altitude, o regime de chuva e o pasto, usado na alimentação dos animais, na sua maioria de raças britânicas que se adaptam ao ambiente de mais frio, típico da região.
— O gado criado no pasto dá um sabor diferente à carne — reforça Maria Carolina, que considera a premiação um presente antecipado de Natal e de aniversário, que ela comemora no mesmo dia.
Coordenador de Desenvolvimento e Inovação do Senar-RS, Henrique Kuhn Massot Padilha acompanhou a comitiva do Estado na grande final do Prêmio CNA Jovem 2023, realizada no dia 10. Ele destaca que o programa "possibilita o desenvolvimento pessoal e profissional, além de debater temas importantes do setor". Este é o quinto ano consecutivo que o RS recebe destaque na premiação.