A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Se antes ter piloto automático em máquina agrícola era algo restrito a grandes agricultores, hoje, a realidade é outra. Buscando tornar a tecnologia acessível também a pequenos e médios, uma das principais marcas do ramo, a Massey Ferguson acaba de lançar no mercado brasileiro um novo piloto automático elétrico. Com preço menor, peças nacionais e menos funções, o equipamento chega às concessionárias pelo nome de Fuse Guide.
De acordo com o gerente de tecnologias Fuse, Diego Lopes, a demanda da tecnologia por esse público sempre existiu. O que faltava era um “timing de mercado”, explica:
— O pequeno e o médio têm que produzir mais tanto quanto o grande. Às vezes o pequeno é o que mais precisa ter mais eficiência. Ele não tem mais para onde expandir a não ser plantar mais na mesma área. Só que a gente até então não tinha o melhor custo-benefício para oferecer. O mercado estava mais focado na máquina grande.
O novo piloto automático é uma espécie de volante que pode ser instalado em colheitadeiras, pulverizadores e tratores, sejam novos ou velhos, de marcas da AGCO ou de outra fabricante. E é elétrico, e não hidráulico, podendo ser instalado em qualquer tipo de máquina e depois removido e instalado em outra.
O equipamento também tem um monitor que fica acoplado no painel do veículo para que o operador consiga visualizar informações sobre volume de sementes no plantio, adubação e taxa variável de pulverização de insumos. Além de uma antena no capô para captar sinais de satélites e garantir precisão no trajeto.
Entre as vantagens da tecnologia elencadas por Lopes, há o melhor aproveitamento da área e a melhor performance do operador (que cansa menos, já que agora fica responsável apenas por fazer as curvas durante).
— A gente consegue colocar 15 linhas de plantio a mais dentro do mesmo hectare se comparado a uma operação sem piloto automático — cita ainda, referindo-se a uma plantadeira com piloto automático elétrico.