Gisele Loeblein

Gisele Loeblein

Jornalista formada pela UFRGS, trabalha há 20 anos no Grupo RBS e, desde 2013, assina a coluna Campo e Lavoura, em Zero Hora. Faz também comentários diários na Rádio Gaúcha e na RBS TV.

Nas águas da demanda

Alimentos foram quase um terço dos embarques em contêineres em Rio Grande

Arroz, carne suína e bovina foram os principais produtos desse segmento, que cresceu 14% em 2020

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Tecon / Divulgação
Envio de produtos dentro do país também teve destaque no terminal: volume de farinha de trigo quase triplicou

Nas águas das exportações gaúchas em contêineres, os alimentos ocuparam espaço importante nos resultados de 2020: representaram quase um terço do total movimentado pelo Tecon, no porto de Rio Grande. No topo do ranking ficaram arroz, carne suína e bovina, com crescimentos abastecidos pelo apetite em meio à pandemia. 

— Uma coisa posso dizer: vai crescer, vem crescendo. Vejo boa oportunidade no agronegócio — diz Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon, sobre a expansão de embarques no terminal de produtos do setor.

Outro item que ganhou espaço foi a farinha de trigo. Saíram rumo a outros Estados brasileros, em especial Alagoas e Pernambuco, 275 contêineres carregados com o produto, somando 7,7 mil toneladas, quase o triplo de 2019. 

Com destino à Venezuela, mais 147 contêineres, em um total de 3,8 mil toneladas. Um avanço desde o último embarque, de oito estruturas, registrado em 2017. 

— Esse produto teve uma alavancagem grande. Está com qualidade e volume respeitável. A logística fica interessante — observa o diretor-presidente, reforçando a evolução do trigo cultivado no Estado que é ingrediente da farinha.

Com apenas um contêiner despachado em 2019, o farelo de aveia zarpou em 48 unidades no ano passado, somando 1,2 mil toneladas, rumo a países como Chile, Colômbia e Costa Rica

Com protocolos já assimilados para lidar com a pandemia, o Tecon se preparou para um primeiro semestre sem muita diferença em relação ao cenário do ano passado. Por ora, o desafio a ser vencido, relata Bertinetti, é a dificuldade de contêineres vazios para atender à exportação. 

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