Novo decreto publicado pela prefeitura muda orientação e permitirá que produtores de fora de Porto Alegre possam participar das feiras orgânicas. Trecho do documento anterior limitava o acesso para aqueles que são da Capital. Na prática, impactou espaços tradicionais, como o da Redenção. No último sábado, apenas 10 de 138 bancas puderam estar presente.
– As feiras se esvaziaram principalmente por conta disso. Noventa por cento dos produtores são de fora. Tiveram de buscar alternativas de venda – relata Shiva Braga, conselheiro das feiras ecológicas de Porto Alegre, representando a do Bom Fim.
Segue, no entanto, a regra de distanciamento de no mínimo 10 metros, o que exigirá nova logística na Redenção, com a área ocupada pelos agricultores ecológicos ficando maior do que os dois quarteirões habituais. É avaliada inclusive a necessidade de fechamento total da Avenida José Bonifácio.
A participação é opcional. Levantamento feito pelo conselho de feiras ecológicas da Capital aponta que cerca de 20% têm optado por não usar o espaço neste momento.