Vista de longe pela forma, tamanho e cor, a Arena Agrodigital é a grande novidade da Expodireto deste ano. O investimento feito para erguer o espaço de 1,6 mil metros quadrados foi de R$ 1,5 milhão. A ideia é transformá-lo em um laboratório de tecnologia e inovação dentro do parque, como enfatizou o presidente da Expodireto-Cotrijal, Nei César Manica:
— Será um marco, um divisor de águas, o xodó da Expodireto.
Aproveitando a participação do ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, que representava o presidente Jair Bolsonaro na cerimônia de abertura, nesta segunda-feira (2), Manica reforçou a importância da conectividade no meio rural.
No espaço da arena ocupado por 20 empresas e seis startups um personagem chamou a atenção. É o Umbô, robô que interage com as pessoas por meio de gestos, fala e expressões humanas. Está no estande da instituição de ensino Imed. Outro destaque foi a palestra do pesquisador de cultura digital Gil Giardelli.
No radar
Na passagem pelo parque de Não-Me-Toque, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, participou também da entrega de títulos de terra a 28 famílias de títulos de terra do assentamento Libertação Camponesa, localizado no município. Segundo a titular da pasta, a meta do governo é entregar 600 mil títulos até o fim da gestão.