O novo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revela que a safra de soja é ainda maior do que a prevista em estimativas anteriores.
A colheita soma 18,21 milhões de toneladas no Rio Grande do Sul, volume 12,4% acima do ano passado e marca histórica. O total de grãos também é recorde: serão 35,32 milhões de toneladas. A revisão para cima foi feita a partir do andamento da safra – os dados são do período de 20 a 25 de abril.
– O que poderia derrubar a safra era a chuvarada na colheita. Mas isso não aconteceu – pontua Carlos Bestetti, superintendente da Conab no RS.
No país, a projeção também é de volume histórico: 232 milhões de toneladas de grão, com aumento de 24,3% em relação à safra anterior.
Se o volume é farto, o preço da soja preocupa. Os valores estão menores do que no ano passado.
Segundo Flávio Roberto de França Junior, consultor em agronegócio, a retração em dólar e a valorização do real frente à moeda americana resultaram em preços mais acomodados. Nesta época, em 2016, a soja era negociada a R$ 80 no mercado de lotes. Hoje, caiu para R$ 65.
– É um ano de desafios para o produtor já que o cenário é conservador.
Ele tem de ficar atento às oportunidades – orienta França Junior.