Com o objetivo de aproximar o homem da cidade e o do campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) está trazendo uma iniciativa diferente para um shopping da Capital. É o projeto de realidade aumentada (foto), que coloca o visitante em contato com animais e cenários típicos das propriedades.
– A ideia é cada vez mais aproximar o urbano do meio rural. E fazer isso de forma lúdica é mais fácil – afirma Gilmar Tietböhl, superintendente do Senar-RS.
A atividade faz parte das comemorações de 25 anos do Senar e 24 anos do Senar-RS. Depois de passar por Brasília, a ação chega ao Iguatemi, em Porto Alegre, na sexta-feira, e fica até o dia 25. E deve ter roteiro itinerante por várias capitais no país, na campanha Uma Janela para o Futuro do Brasil, que mostra o papel da entidade na melhoria da produção via cursos de qualificação profissional e assistência técnica.
Tietböhl explica que as pessoas vão se enxergar na tela, junto à realidade virtual. É possível se aproximar e até fazer carinho nos animais que surgem por lá.
No Rio Grande do Sul, em 2016, 162,21 mil pessoas participaram dos cursos do Senar. No cenário nacional, há ainda a Faculdade de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.