Os recursos para a 40ª Expoleite e 13ª Fenasul, de 24 a 28 de maio, em Esteio, já estão praticamente assegurados. Os patrocinadores – bancos, associações, empresas do setor e cooperativas – sinalizam com R$ 200 milhões, para custear a feira. A meta agora é buscar verba extra para divulgar o evento, que deve reunir 30 mil pessoas.
As atrações foram planejadas para o público urbano. Uma das novidades será o pub do queijo, com menu do chef Joaquim Aita, que funcionará de quinta a domingo (25 a 28/5), das 11h às 22h. O tíquete, de R$ 35, dará direito à degustação livre de queijos, embutidos, pratos quentes e uma taça de vinho ou suco de uva. A iniciativa é do Sindilat-RS, com apoio de Apil e Farsul.
– Construímos nova configuração da feira, envolvendo entidades e constituindo uma comissão executiva para que possamos impulsionar mais a Fenasul/Expoleite, com roupagem diferente – afirma Ernani Polo, secretário da Agricultura.
Neste ano, a produção gaúcha de leite está estimada em 4,7 bilhões de litros.
– Da porteira para dentro, conseguimos resultado que não foi possível da porteira para fora – ressaltou Francisco Schardong, presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Farsul.