Está bem encaminhada a ida do governador de Shiga, Taizō Mikazuki, ao Rio Grande do Sul em 2025. A visita marcará os 45 anos da declaração de irmandade entre o Estado e a província do sudoeste do Japão e será importante para reativar esta parceria de troca de conhecimentos. A sinalização da viagem foi dada por Mikazuki ao governador Eduardo Leite em uma solenidade bem prestigiada pela imprensa local aqui em Shiga.
Aliás, os gaúchos foram recebidos com festa, corredor de pessoas agitando miniaturas das respectivas bandeiras e os sorrisos característicos dos japoneses. Leite ganhou presentes cheios de significado, como desenhos de crianças brasileiras que moram em Shiga, onde vivem 9 mil brasileiros e muitos formam uma comunidade de empreendedores.
Os shigaúchos
Shiga tem os “shigaúchos”, aqueles que, neste intercâmbio, moraram por um tempo no Rio Grande do Sul. Apesar de lamentarem com frequência a enchente de maio no Estado, mostravam-se animados com a visita. Daisuke Toyohara era o mais entusiasmado, com saudade de comer coxinha de frango e xis de bacon, tomando cerveja Polar. Ele, claro, escolheu um time para torcer:
– Internacional, nosso timāo! – diz ele, com sotaque japonês fortíssimo.
Parte do encontro ocorreu em um passeio pelo lago Biwa no barco Rio Grande, inaugurado em 1983 e batizado com este nome para marcar a parceria.
A coluna fará a cobertura da missão gaúcha à Ásia para Rádio Gaúcha, Zero Hora e RBS TV. Acompanhe aqui o que é publicado em GZH.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novo atacarejo de SC aqui, reforma do Gigantinho, carro elétrico chinês e loja com marcas do Interior
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna