Mais uma tentativa para permitir que o porto de Rio Grande receba navios maiores. Desta vez, o Sindicato dos Operadores Portuários do Rio Grande do Sul (Sindop/RS) está sugerindo aumentar a taxa Inframar para bancar o aprofundamento de uma parte do porto. A ideia já foi apresentada ao secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella.
O plano é aumentar a profundidade de nove para 12 metros em seis "berços", como são chamados os espaços nos quais a embarcação atraca para carga e descarga. Presidente do Sindop/RS e sócio da operadora Serra Morena, Mario Lopes, argumenta que navios maiores acabam atracando apenas com metade da carga.
- Isso encarece o frete em quase US$ 20 por tonelada – diz.
Na conta de Lopes, aumentar a taxa em cerca de US$ 1 por tonelada transportada representaria um custo baixo se comparado à economia projetada. Usa como exemplo o setor gaúcho de fertilizantes, para o qual estima redução anual de US$ 120 milhões nos custos.
O Estado teria que abraçar a ideia, aumentar a taxa e conduzir os trâmites da obra, da licença ambiental à execução. A Secretaria Estadual de Logística e Transportes disse a Portos RS é a responsável pelo assunto. Por sua vez, o presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, afirma que a ideia não foi diretamente apresentada à empresa pública. Porém, ressalta que o aprofundamento do porto público está mapeado entre os projetos a serem desenvolvidos.
Quanto a tarifas, Klinger conta haver um estudo para aumentar a Inframar, mas o recurso não seria para o aprofundamento sugerido. Já criar uma nova taxa exigiria autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Lembrando que aumento de tarifas sempre é um assunto polêmico no porto de Rio Grande, que tem concorrentes em outros Estados, especialmente Santa Catarina.
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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