Yantian, o quarto maior porto do mundo, entrou na agenda de visitas da comitiva do Rio Grande do Sul em missão à China. Ele fica perto de Shenzhen, polo tecnológico da segunda maior economia do mundo. Para se ter a dimensão, a estrutura movimentou carga equivalente a 14 milhões de contêineres no ano passado, ou seja, um a cada dois segundos. É mais do que todos os portos do Brasil juntos e 15 vezes o registrado pelo porto de Rio Grande.
A ideia em Yantian é bater recorde em 2024, após a normalização da turbulência na pandemia. A política chinesa contra a covid-19 fechava com frequência os portos que apresentavam surtos de coronavírus. Isso provocou filas de navios em várias partes do mundo, especialmente em Los Angeles (EUA), além de dificultar a logística, provocar falta de produto e aumentar preços, colaborando com a alta da inflação mundial em um período no qual os bancos centrais injetavam dinheiro na economia.
O porto do Yantian tem movimentações de cargas com o de Rio Grande, especialmente peças do setor metalmecânico. O presidente da Portos RS, Cristiano Klinger, acompanhou a visita e listou as três características mais importantes da estrutura portuária chinesa:
- Agilidade: a excecução dos projetos é muito rápida e, se os prazos não são cumpridos, "governos caem".
- Automatização: a tecnologia dá agilidade e precisão, além de amplificar o trabalho dos funcionários. Em Rio Grande, cada pessoa opera um guindaste. Aqui, apenas uma, em uma sala com um controle parecido com o de um videogame, opera vários destes equipamentos.
- Impressionante conexão com outros modais de transporte: há uma malha ferroviária que atende apenas no porto. Além disso, as rodovias próximas têm uma pista exclusiva para caminhões que levam e trazem as cargas. Ou seja, evitam um colapso nas conexões com o porto, dada a quantidade imensa de cargas.
A coluna faz a cobertura da missão gaúcha à Ásia para Rádio Gaúcha, Zero Hora e RBS TV. Acompanhe aqui o que é publicado em GZH.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: novo atacarejo de SC aqui, reforma do Gigantinho, carro elétrico chinês e loja com marcas do Interior
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna