Após a coluna publicar que os financiamentos imobiliários da Caixa Econômica Federal estão travados por falta de dinheiro, leitores intensificaram o envio de mensagens relatando seus transtornos por não conseguirem a liberação do crédito. A principal reclamação é que a demora faz com que as pessoas sigam pagando aluguel enquanto ficam à espera. Há ainda aqueles que estão tendo gastos extras, pois precisam renovar documentações que acabam perdendo a validade.
Os e-mails que mais chamaram a atenção foram de dois leitores que estão com receio de pagar multa para o dono do imóvel, pois houve aprovação e assinatura, mas o dinheiro não foi liberado para o vendedor. Nestes casos, os compradores, que são os leitores da coluna, terão penalidade financeira.
Um deles têm até o receio de que a dona do imóvel desista da venda. Para fechar, uma ouvinte está com pedreiro à espera para iniciar a obra no imóvel assim que ele for liberado.
Lembrando que, apesar de todos os relatos de leitores e de entidades de construção civil e corretores de imóveis, a assessoria de imprensa da Caixa diz que está tudo "normal". Falta transparência com os clientes, com forte impacto na vida das pessoas, ainda mais inadmissível por ser um banco estatal.
Confira alguns dos relatos dos leitores:
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. O episódio da última semana é sobre o risco das "bets", as apostas esportivas online:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna