Agenda
Cerca de 42 milhões de pessoas físicas e 3,6 milhões de pessoas jurídicas têm até esta quarta-feira (16) para sacar recursos esquecidos no sistema financeiro. Segundo os dados mais recentes do Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central, referentes a agosto, ainda não foram sacados R$ 8,59 bilhões. Na quinta-feira (17), os recursos não sacados serão transferidos para a conta única do Tesouro Nacional. O único site onde é possível fazer a consulta é o site oficial do Sistema de Valores a Receber. Ao abrir a página, o usuário deve clicar em “Consulte valores a receber”, preencher os campos com os dados, clicar em “Consultar” e conferir a existência de valores esquecidos.
O Ministério de Minas e Energia marcou para as 13h30min desta quarta-feira (16) uma coletiva de imprensa para tratar da possível volta do horário de verão. No ato, será divulgado um estudo do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre a segurança energética no país e também um parecer sobre a reimplantação da estratégia, extinta em 2019. Também na coletiva, espera-se que o ministro Alexandre Silveira revele se o horário de verão será retomado já neste ano. Saiba mais: Os motivos do "cabeça" do sistema elétrico para pedir a volta do horário de verão
Reunião do presidente Lula com bancos: Febraban, Bradesco, Itaú, Santander, BTG e Safra.
FGV divulga mais uma prévia de outubro da inflação ao consumidor, pelo IPC-S.
Coluna estará na Mercopar, em Caxias do Sul:
- Painel Cenários do Amanhã, com projeções econômicas, 14h. Promovido por Sebrae.
- Agro Conectado: A revolução da Agricultura Digital, 16h. Promovido por Senai RS.
O Sindilojas Porto Alegre realiza o Café com Lojistas, com o tema Marketing para varejo: erros que as marcas cometem. A palestrante é Daniele Lazzarotto, professora e sócia-fundadora da Cordão. Às 8h30min, na Rua dos Andradas, 1234, 9º andar, em Porto Alegre.
As apostas esportivas online, bets, são tema do Tá na Mesa da Federasul. Os convidados são o especialista em dependência química e diretor do Villa Janus, doutor em psiquiatra Carlos Salgado e o presidente da Federação das Associações Gaúchas do Varejo (FAGV), Vilson Noer. Saiba mais: Bets: 76% dos apostadores do Sul já comprometeram a renda do mês
Pílulas
Ibovespa subiu 0,03%, aos 131.043 pontos. Dólar subiu 1,33%, para R$ 5,65.
Não foi boa a venda do Dia das Crianças. Pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA) apontou queda em 41% dos comércios em relação a 2023. Só 17% tiveram aumento. O valor gasto foi menor do que o previsto. Segundo o presidente Arcione Piva, os resultados não tão animadores podem ser reflexos de uma análise mais criteriosa por parte dos consumidores.
- A pretensão de comprar mais itens e de maiores valores foi alterada de última hora. A gente torce e trabalha para um retorno gradual de uma maior busca por produtos, mas o cenário permanece desafiador.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna