Visões e propostas completamente opostas têm os candidatos Maria do Rosário (PT) e Sebastião Melo (MDB) sobre concessão de parques e plano diretor de Porto Alegre, especialmente quanto a altura de prédios. Os assuntos também dividem a população e mexem com setores econômicos de peso, como o imobiliário. Para deixar claro aos eleitores, a coluna pediu os planos de cada um sobre esses assuntos durante o debate da Rádio Gaúcha. Leia trechos abaixo e assista à integra no final da coluna.
Maria do Rosário: "Não acredito em colocar grandes espigões, que fazem sombra na sua casa e não contribuem para melhorar a rede pluvial e cloacal. Eu não tenho vínculos com este ou aquele setor econômico, meu vínculo é com a população e a qualidade de vida. Quando ele (Melo) fala em "parceirizar" e privatizar é também entregar o sol que bate na sua janela, a sua região para a iniciativa privada lucrar em uma bolha imobiliária, em um período em que temos mais de 100 mil imóveis fechados em Porto Alegre, que eu pretendo que sejam comercializados e otimizados. Atenção, hortas urbanas, agricultura urbana, florestas urbanas... Isso é tudo! Meio ambiente é com a gente!
Sebastião Melo: Considero o Plano Diretor a lei mais importante de uma cidade, porque ela reafirma o presente e desenha o futuro. O Brasil cometeu um grande erro de centrifugar a pobreza para a periferia, não tem segurança, água, esgoto, não tem emprego. Sou favorável a adensar a cidade onde tem equipamentos, dialogando com mobilidade urbana. Não tenho dificuldade em conceder, sem radicalismo de cercamento. O Chico Mendes era "privatizado para a bandidagem", colocamos R$ 3 milhões e hoje tem famílias fazendo piquenique. Ele e o Parque Germânia estão cercados, mas não acho que tem que cercar Redenção e Parcão. O Harmonia não fui eu que concedi, mas assinei e o parque está melhor. É um caminho sem volta, não há recurso para tudo.
Assista ao trecho do debate:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna