É econômica a principal preocupação de Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil que foi anunciado cardeal da Igreja Católica pelo papa Francisco no último domingo (6). Durante entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, a coluna perguntou o que mais o preocupava na vida dos brasileiros hoje. A resposta se referiu à concentração de riqueza no país, que gera um abismo econômico e social:
— O que mais nos preocupa e eu diria que nos envergonha também é esta distância que existe entre uma classe, um grupo pequeno muito rico, e uma multidão quase sem nada. Esta disparidade, eu diria assim, no seio da nossa sociedade é algo que nos preocupa e muito — disse dom Jaime, citando, na sequência, o tráfico de drogas e a corrupção.
Segundo o último relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil fica em 14º em um ranking mundial de maior desigualdade social. Divide a posição com o Congo, que também pontua 48,9 no Índice de Gini, que mede o grau de concentração de renda, apontando a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. Zero é igualdade e 100 é o extremo oposto. África do Sul é o país mais desigual, com índice 63.
Dom Jaime
Nascido em Gaspar (SC), Jaime Spengler tem 64 anos. Ingressou na Ordem dos Frades Menores em 20 de janeiro de 1982. É arcebispo metropolitano de Porto Alegre desde 18 de setembro de 2013, quando foi nomeado pelo papa Francisco, que recebeu o pedido de renúncia de dom Dadeus Grings. Em 2023, foi eleito presidente da CNBB para um mandato de quatro anos. Também comanda o Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam).
Os cardeais são os colaboradores mais próximos do Papa. Aqueles que têm menos de 80 anos têm direito a voto no conclave para escolha de novo Papa.
Ouça a entrevista na íntegra:
===
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. O episódio da última semana é sobre a paralisação dos financiamentos de imóveis da Caixa Econômica Federal:
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna