O jornalista Guilherme Jacques colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço.
Há 18 anos no Jardim Sabará, em Porto Alegre, o Mercado Duarte investiu R$ 18 milhões para triplicar de tamanho, modernizar serviços e se tornar um “Zaffari de bairro”. A alusão à grande rede gaúcha vem do plano de elevar o padrão de qualidade, tanto estético quanto de atendimento do negócio.
— O investimento é em um estilo clássico, com diversidade de mercadorias. Ainda fomos buscar inspiração em mercados de São Paulo — conta a analista de marketing do Duarte, Suzan Nalério.
Uma das novidades estéticas trazidas dessa busca foram prateleiras rebaixadas, em que os clientes conseguem enxergar todos os corredores sobre as gôndolas. Além disso, também houve investimentos em um sistema de autoatendimento nos caixas e de etiquetas eletrônicas — com preços digitais nas prateleiras, evitando que eles fiquem desatualizados quando são mudados em sistema.
As obras começaram em 2022 e a inauguração será nesta quinta-feira (5). Terrenos que circundavam o mercado foram comprados, saindo de 700 para 3 mil metros quadrados. O número de colaboradores também saltou, de 32 para 60.
Apesar da expansão substancial, a empresa não pretende abrir novas lojas por enquanto:
— É um negócio familiar, de um casal, que está profissionalizando a gestão. Então, o foco está todo na sede, onde ainda será aberto um segundo andar, em que há plano de se ter um café e um espaço de coworking — finaliza Suzan.
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna