Indústria e varejo gaúcho de cosméticos, a Empório Essenza projeta dobrar seu número de lojas até 2028 com expansão por franquias. Hoje, a marca tem 49 unidades em 16 Estados, sendo que apenas uma é própria. Para abrir uma loja, o investimento parte de R$ 240 mil. No caso do quiosque, começa em R$ 140 mil. O retorno do aporte vai de 18 a 36 meses, dependendo da operação, que exige, em média, quatro funcionários, diz o diretor de Expansão, Cássio Foresti. Em 2024, foram sete inaugurações no Rio Grande do Sul, no Paraná e no Mato Grosso do Sul. Mais quatro lojas serão abertas até o final do ano.
Criada há 19 anos em Marau, no norte gaúcho, a Empório Essenza começou a ter lojas em 2014. Seus cosméticos são feitos com óleo extraído de sementes e cascas de uvas plantadas na Serra. Há desde perfumes, cremes, velas até sachês com cheiros para carro. A empresa faturou R$ 16,5 milhões em 2023, valor que pretende aumentar em 16% em 2024. A fábrica emprega 40 pessoas e, recentemente, comprou com R$ 200 mil um equipamento para tratar a água da fabricação, que depois é usada na limpeza.
Colaborou Guilherme Gonçalves
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jaques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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