Agenda
Petrobras segue no radar. Pietro Mendes, presidente do conselho de administração, foi afastado por uma decisão judicial. A Justiça Federal de São Paulo concedeu liminar alegando conflito de interesses. Ele foi indicado ao cargo pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e também é secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis na pasta: " os atos praticados pelo indicado no âmbito do referido órgão possuem eventual capacidade de influenciar materialmente as suas decisões enquanto presidente do conselho de administração da Petrobras", escreveu o juiz na decisão.
Enquanto isso, petróleo segue acima dos US$ 90. A pressão sobre reajuste de preços da Petrobras continua.
IBGE divulga o desempenho do setor de serviços. Indústria e varejo tiveram crescimento em fevereiro no Rio Grande do Sul.
Início dos balanços de empresas nos Estados Unidos. JPMorgan, Wells Fargo e Citigroup divulgam os resultados antes da abertura do mercado. Darão ideia do impacto do juro alto no setor bancário.
Pílulas
Ibovespa caiu 0,51%, aos 127.398 pontos. Dólar subiu 0,25%, para R$ 5,09.
O aumento de 1% em fevereiro apontado pela pesquisa mensal do IBGE fez com que a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revisasse para cima sua previsão de crescimento das vendas em 2024. A expectativa, que era de 1,6%, subiu para 2% de elevação na movimentação do varejo neste ano.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna