Agenda
Boletim Salariômetro, da Fipe. O reajuste mediano de fevereiro ficou em 5,0%, 1,2 ponto acima do INPC acumulado de 3,8%. No Rio Grande do Sul também. Foi o 15º mês consecutivo com reajuste real positivo. Isso não ocorria desde julho de 2018. O INPC previsto para os próximos 12 meses está abaixo de 4,0%, indicando espaço para a continuidade de reajustes reais positivos. O piso mediano de fevereiro ficou em R$ 1.488, 5,4% acima do salário mínimo.
Reunião hoje pode trazer mais mudanças nos decretos do governo gaúcho que cortam incentivos fiscais. A entrada em vigor está prevista para o dia 1º de abril. Ontem, o plenário da Assembleia Legislativa abriu caminho para derrubar os decretos em uma votação marcada para semana que vem.
Caged de fevereiro: dados de emprego com carteira assinada, divulgados pelo governo federal.
FGV: IGPM, Confiança dos serviços e Confiança do comércio de março.
O Indicador de Custos Industriais (ICI) do quarto trimestre de 2023 será divulgado nesta quarta-feira. O estudo apresenta a evolução dos custos na indústria com bens intermediários, energia, pessoal, tributos e capital de giro. O indicador é um termômetro da competitividade da indústria brasileira.
IBGE divulga as Estatísticas do Registro Civil (2022).
Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Granpal, realizará o Almoço Metropolitano, com a participação da jornalista de economia do grupo RBS, Giane Guerra. O tema é "Cenário econômico - desafios e oportunidades para a região metropolitana de Porto Alegre". Será no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.
Panvel está com inscrições abertas para programa de trainee.
Pílulas
Ibovespa caiu 0,05%, aos 126.863 pontos. Dólar avançou 0,19%, para R$ 4,98.
Confirmado que o South Summit passará a ser realizado em abril em 2025. O evento está marcado para ocorreria nos dias 9, 10 e 11. Menos calor, mais longe das atividades de comemoração do aniversário de Porto Alegre, que exigem serviços da prefeitura.
Prévia da inflação oficial: o IBGE divulgou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15). Com impacto de Alimentação e Bebidas, o IPCA-15 foi de 0,36% em março, taxa 0,42 ponto percentual menor que a de fevereiro (0,78%). Nos últimos 12 meses, a variação do IPCA-15 foi de 4,14%, abaixo dos 4,49% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.
Na região metropolitana de Porto Alegre, a prévia da inflação ficou em 0,32% em março, 0,21 p.p. acima da taxa de fevereiro (0,11%). A principal influência foi da gasolina, que subiu 3,21% e contribuiu com 0,20 p.p. para o resultado do mês. Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 da Região Metropolitana acumula alta de 3,61%, também abaixo dos 4,45% observados nos 12 meses imediatamente anteriores.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna