Agenda
Assembleia de servidores para aprovar o acordo de reposição salarial fechado com o governo do Estado. Saiba mais: Proposta prevê reajuste de 18% escalonado até 2025 para 5 mil servidores do Estado
Aliás
Os 18% concedidos a estes servidores não estão garantidos para as demais categorias do funcionalismo estadual. Os trabalhadores ligados ao Semapi são celetistas, com direito a reajuste anual, o que garantiu a mediação da Justiça do Trabalho, resultando no acordo com o governo. No caso dos servidores estatutários - como professores, policiais e a maior parte do funcionalismo -, não há obrigatoriedade da reposição. Essas categorias pressionam o governo a mandar à Assembleia projetos de lei que determinem o reajuste.
Colaborou Paulo Egídio
Definição sobre as regras para o funcionamento de estabelecimentos comerciais aos domingos e feriados. Expectativa é pela inclusão dos supermercados entre os setores autorizados a funcionar sem realização de convenções coletivas. Saiba mais: Regras para o trabalho aos domingos e feriados serão definidas nesta quarta-feira
O fato da semana para o mercado financeiro é a divulgação hoje da ata do Federal Reserve (Fed), com a projeção do banco central norte-americano para a economia e o juro no país. Tem reflexo no câmbio por aqui.
Pílulas
Ibovespa subiu 0,68%, aos 129.916 pontos. Dólar caiu 0,60%, para R$ 4,93.
Pelo terceiro mês consecutivo, a Intenção de Consumo das Famílias caiu 0,5% em fevereiro, em relação ao mês anterior, mas ainda segue na zona de satisfação, aos 105,7 pontos. Além disso, o índice, apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou o melhor valor para fevereiro desde 2015. Os dados apontam uma recuperação da pretensão de consumir em relação aos anos anteriores, com um crescimento de 10,4% na comparação com fevereiro de 2023.
Foram financiados 365 mil veículos em 2023 no Rio Grande do Sul, entre novos e usados. Isso representa um crescimento de 9% sobre 2022. Automóveis leves e motocicletas tiveram avanço mais intenso (9,2%) do que veículos pesados (6,4%). Os dados são da bolsa de valores de São Paulo, a B3, que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), base que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito no país. O ano de 2024 começou com 34,5 mil veículos financiados no primeiro mês, número 20,8% maior do que em janeiro do ano passado, mas 5,9% menor do que em dezembro.
É assinante mas ainda não recebe a cartinha semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna