Empresas gaúchas que fabricam móveis de MDP conquistaram redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 12% para 7%. A sigla significa Medium Density Particleboard ou, em português, painel de partículas de média densidade. É diferente do mais conhecido MDF, feito de chapa de fibra de madeira. O MDP é usado, principalmente, em prateleiras e divisórias.
O corte no tributo tem validade até janeiro de 2025 e deve reduzir o preço do produto ao consumidor final de 5,38% a 6%, segundo a Associação das Indústrias de Móveis do Rio Grande do Sul (Movergs). Há duas fabricantes no Estado: Arauco e Duratex.
— O governo do Estado já havia feito para o MDF e pedíamos para estender ao MDP. Isso repercute no fluxo de caixa das empresas - diz o presidente da Movergs, Euclides Longhi.
O próximo pleito moveleiro é redução de imposto para o frete, com o argumento de que se gasta mais para envio de mercadorias por estar fora do centro do país. As fábricas gaúchas exportam principalmente para Estados Unidos, América Central e África do Sul.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna