Uma boa notícia pelo segundo mês consecutivo: a inadimplência caiu no Rio Grande do Sul em julho, após já ter recuado em junho. São as duas únicas quedas do ano, que sucedem uma escalada do endividamento da população iniciada em 2021. Apesar disso, a taxa segue alta. Segundo a Serasa Experian, fica em 38,91% da população adulta gaúcha, abaixo da média nacional de 43,72%.
Parece pequena a redução frente a uma taxa de 39,22% no mês anterior, mas estamos falando de milhões de pessoas. Pelo monitoramento da Serasa, a inadimplência vem atingindo cerca de 3,5 milhões de gaúchos.
Lembrando que a queda da taxa vem antes do que a Serasa previa, que era de que ocorresse no último trimestre. Além da queda da inadimplência em si já ser uma boa notícia, ela será importante inclusive para turbinar a redução do juro na ponta, ao consumidor. Isso porque ela também forma a taxa das operações de crédito, por incluir o risco de o pagamento não ocorrer. Soma-se, portanto, à redução da taxa básica de juro Selic pelo Banco Central.
O mês de julho, aliás, já pegou a primeira fase do Desenrola, com desnegativação de dívidas até R$ 100. A segunda etapa está prevista para setembro.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Vitor Netto (vitor.netto@rdgaucha.com.br e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna