O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
A crise bilionária da Americanas, que começou em 11 de janeiro e segue com capítulos novos praticamente todos os dias, impactou o desempenho da empresa na internet. Em um comunicado enviado ao mercado, a companhia confirmou uma queda de 33% de usuários mensais ativos em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2022. Esse termo é referente às pessoas que "circulam" pelas plataformas digitais da marca.
Já o tráfego nos sites da companhia — que seria a quantidade de circulação, mesmo que pela mesma pessoa — caiu por mais da metade: uma redução de 51%. O maior número, porém, está na queda de 63% nos downloads de aplicativos da companhia. Os dados foram repassados à Americanas pela SimilarWeb, que é a fonte oficial da empresa para medir os resultados pela internet.
Os números foram divulgados pela Americanas como resposta a questionamentos feitos pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre notícias que apontavam a contratação do Citibank para assessorar a reestruturação da empresa, e a venda de alguns ativos, como o hortifruti Natural da Terra.
"... ao contrário da mencionada notícia, foram mantidas conversas com o Citibank, mas ainda não houve contratação por parte da Companhia. Do mesmo modo, com relação aos ativos mencionados, não há qualquer decisão ou fato relevante sobre sua alienação que deva ser divulgado ao mercado", disse a Americanas na resposta que deu ao CVM.
A Americanas é dona, além das lojas que levam o nome do grupo, de outras marcas, como Shoptime e da Submarino. O grupo entrou em recuperação judicial em 19 de janeiro, uma semana após divulgar um fato relevante confirmando um rombo de R$ 20 bilhões na contabilidade. Agora, as dívidas já passam dos R$ 40 bilhões. A empresa trabalha num plano de reestruturação, que deve ser apresentado para os credores até 19 de março.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
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