Saiu a primeira oficialização de interesse em investir na operação portuária que está sendo planejada para o Canal São Gonçalo, no limite entre Rio Grande e Pelotas, no sul do Estado. Um termo de cooperação foi assinado com a Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Rio Grande do Sul (Acergs). Responsável pela articulação entre os investidores e o governo federal, o deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) conta que a ideia é instalar um terminal de armazenagem de grãos.
Em outubro, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) liberou o termo de referência definitivo do Terminal Portuário Multimodal São Gonçalo, primeiro passo para o licenciamento ambiental que, ao final, libera a construção. Desde então, já foram feitos alguns ajustes. Os empreendedores precisam elaborar o Estudo de Impacto Ambiental. Para o porto sair do papel, alerta o deputado, é preciso que ocorra a dragagem do canal, investimento previsto em R$ 500 milhões. O empreendimento potencializa a expansão logística portuária da Zona Sul, pois o Canal São Gonçalo se conecta com o Uruguai.
Sobre mais investimentos em transporte aquaviário, ouça o podcast Nossa Economia, de GZH:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.