Secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm reforça que o projeto para o prédio mais alto de Porto Alegre não precisa de autorização da Aeronáutica. Segundo o mapa de limites da prefeitura, o terreno comprado pela Bewiki, empresa do empreendimento, fica em uma área com autorização para até 125 metros. O edifício proposto terá 117 metros.
- Nas declarações municipais urbanísticas, nós temos as informações sobre os pontos que pegam ou não o cone do aeroporto (área com restrição de altura, que exige autorização da Aeronáutica)- diz Bremm.
À reportagem de GZH, a Aeronáutica disse que recebeu solicitação para um parecer, que não foi finalizado. Na nota, afirmou que ficava "próximo da Zona de Proteção de Aeródromo do Aeroporto Salgado Filho", mas não falou sobre haver ou não a necessidade da autorização. A coluna reforçou a pergunta, mas ainda aguarda a resposta da instituição.
Como a coluna noticiou na semana passada, já foi liberado o alvará de construção para o Bewiki. Outras empresas também buscam o documento para projetos de prédios que querem bater os recordes de altura de Porto Alegre, mas este foi o primeiro dentro do Programa do 4º Distrito e é o único por enquanto. Uma delas, a ABF Developments recebeu uma primeira negativa para um projeto de 130 metros de altura, mas disse que encaminharia novo pedido.
O projeto da Bewiki inclui a revitalização de um antigo moinho de farinha na esquina das ruas Sete de Abril e Emancipação. O investimento é de R$ 150 milhões e a previsão é iniciar a obra em 2023, diz o empreendedor Eduardo Gastaldo.
- No plano diretor (do 4º Distrito), constam os limites que devem ser respeitados e entendemos que nosso projeto atende a essas diretrizes - enfatizou o empresário.
Documento com as alturas máximas no 4º Distrito, em Porto Alegre:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.