A recente redução de preços se deve, principalmente, ao corte do ICMS por lei federal para combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. O impacto na arrecadação faz os Estados questionarem a norma no Supremo Tribunal Federal (STF). Se eleito, buscará a elevação das alíquotas ou as manterá reduzidas? Essa será a principal pergunta da coluna na série de entrevistas do Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, com os candidatos ao governo gaúcho. O nono ouvido foi Vicente Bogo (PSB):
"Se houver espaço, eu quero reduzir impostos. Não sou um estatista nem privatista. Entendo que o Estado é mediador, estruturador, que tem que agilizar o que é benéfico ao desenvolvimento da sociedade. Na pandemia, foi muito necessário, mas, quando se trata de economia privada, não tem que se envolver. Então, eu não tenho a menor intenção de buscar a elevação de alíquota. Quero buscar a recomposição do que foi tomado, afinal houve intervenção. Aliás, é uma ruptura federativa pelo governo federal, que pôs a mão no tributo de Estados e municípios. Vou ser muito sincero: se, eventualmente, não houver a recomposição, talvez tenha que ser revogada a medida. Eu tenho coragem de dizer, não porque quero aumentar imposto, mas preciso garantir o equilíbrio fiscal."
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.