A recente redução de preços se deve, principalmente, ao corte do ICMS por lei federal para combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. O impacto na arrecadação faz os Estados questionarem a norma no Supremo Tribunal Federal (STF). Se eleito, buscará a elevação das alíquotas ou as manterá reduzidas? Essa será a principal pergunta da coluna na série de entrevistas do Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, com os candidatos ao governo gaúcho. O sexto ouvido foi Roberto Argenta (PSC):
"Sem dúvida nenhuma (manterá reduzidas). Isso é uma conquista da sociedade. Não podemos pensar em resolver o problema burocrático do Estado aumentando impostos. Podemos reduzir em muito a burocracia estatal. Sempre dou um exemplo clássico: o Palácio das Hortênsias, em Canela. Todo mês gera despesa. Não precisa, dá para vender. Existem inúmeros imóveis do Estado mal utilizados ou fora de uso. São milhares. Então, nós temos que usar bem o dinheiro público. Temos que ser inteligentes, temos que saber usar todos os recursos que a informática nos dá. Para vender sapato na Nicarágua, é um clique no computador. Não precisa alguém viajar até lá para pegar o pedido."
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.