A recente redução de preços se deve, principalmente, ao corte do ICMS por lei federal para combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. O impacto na arrecadação faz os Estados questionarem a norma no Supremo Tribunal Federal (STF). Se eleito, buscará a elevação das alíquotas ou as manterá reduzidas? Essa será a principal pergunta da coluna na série de entrevistas do Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, com os candidatos ao governo gaúcho. O oitavo ouvido foi Onyx Lorenzoni (PL):
"Claro (manter as alíquotas reduzidas). Se puder, baixa mais. Sempre que tiver que optar entre famílias gaúchas e máquina pública, vou optar pela família. Governar é fazer escolhas. No governo federal, baixamos impostos, reduzimos níveis hierárquicos, digitalizamos, cortamos decretos desnecessários. O que é feito com o dinheiro que fica com as famílias? Vão consumir. A arrecadação fica distribuída, não menor. Eu já tinha falado, inclusive com o Paulo Guedes (ministro da Economia). Ele tem consciência que terá algum grau de compensação, nem que seja por um ano para adaptação. Defendo que uma das saídas para o acordo da dívida dos Estados seja a reforma tributária. Acabar com ICMS. Acaba com Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária), que é o câncer da economia dos Estados e do Brasil. Entra com imposto na economia digital, que tem como escalar e custa pouco, e compensa Estados e municípios. Ficarão Imposto de Renda, contribuição previdenciária e acabarão os problemas do Brasil."
Ouça a entrevista na íntegra:
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.