Até então quietinha na plateia assistindo, a coluna foi provocada a participar do painel Fomento ao Agronegócio, mediado pelo secretário Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Alsones Balestrin, na Expointer. Aproveitando que era no espaço RS Innovation Agro, a pergunta foi sobre como as startups devem buscar crédito, já que os participantes representavam instituições financeiras: Márcio Port, presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste; Osvaldo Lobo Pires, diretor de Crédito do Banrisul; Mauricio Mocelin, superintendente da Agência de Porto Alegre do BRDE; e Flávio Lammel, vice-presidente e diretor de Inovação do Badesul.
As respostas surpreenderam. Apesar de atuarem como bancos na concessão de crédito, todos ponderaram que as startups precisam, antes de dinheiro no mercado financeiro, procurar mentoria, capacitação e aconselhamento. Reforçaram que é preciso que a empresa saiba estar madura para assumir um empréstimo. Aliás, as próprias instituições financeiras oferecem esse apoio. Uma ferramenta anterior ao crédito é a busca pela startup de um investidor-anjo para o negócio.
- O crédito pode ajudar a empresa a crescer, mas também pode matá-la se ela não estiver preparada - disse e repetiu Mocelin, do BRDE.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.