O jornalista Daniel Giussani colabora com a colunista Giane Guerra, titular deste espaço
A Petrobras já tem programada a próxima parada de manutenção da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas. O serviço, que é tradicional para esse tipo de empresa, contempla a melhoria, a inspeção e a substituição de peças e equipamentos. De acordo com a estatal, ela está prevista para acontecer durante todo o primeiro trimestre do ano que vem, com um investimento de R$ 300 milhões.
Para a execução dos serviços, cerca de 5 mil postos de trabalho estarão envolvidos, entre empregos diretos e indiretos. A Refinaria Alberto Pasqualini está instalada em uma área de 580 hectares e processa 32 mil metros cúbicos por dia, atendendo principalmente ao mercado regional.
Segundo a Petrobras, durante esse período, os clientes serão atendidos com um estoque prévio, que já é programado prevendo uma parada de manutenção. Para a execução da parada, a Refap irá contar com seis grandes contratos de manutenção e outros 25 de apoio e infraestrutura.
Privatização
A Petrobras retomou o processo de venda da Refap em junho. anúncio foi divulgado nesta tarde por meio de nota no site da estatal. A expectativa era que os interessados manifestassem interesse pela empresa até 15 de julho, mas foi adiada para esta sexta-feira (29). Em outubro do ano passado, a negociação entre Petrobras e Ultrapar — dona da Ipiranga — para venda da Refap terminou sem acordo e foi cancelada. À época, uma nota divulgada pela Petrobras informou que "apesar dos esforços envidados por ambas as empresas nesse processo, certas condições críticas não tiveram êxito para um acordo, optando-se pelo encerramento das negociações em curso, sem penalidades para nenhuma das partes".
Parada de manutenção
Outra empresa que está fazendo parada de manutenção no Rio Grande do Sul é a Braskem. A gigante do setor de plásticos está investindo R$ 1 bilhão na parada de manutenção. Uma parte dela já foi concluída, como a coluna noticiou nesta semana: Braskem conclui parte do investimento bilionário em parada de manutenção no RS
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.