O Rio Grande do Sul tem a menor informalidade no mercado de trabalho da construção civil. Aqui na região metropolitana de Porto Alegre, 48,6% dos trabalhadores não têm carteira assinada. É bastante, mas fica bem abaixo da média nacional. O levantamento é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com dados do IBGE.
No país, a informalidade do setor fica em torno de 68%. Em 2021, a construção civil tinha uma população ocupada de 7,5 milhões de trabalhadores, 3,8 milhões informais, contra 3,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada e cerca de 319 mil empregadores na construção civil. A maior informalidade, de 84%, é identificada no Amapá.
- Apesar de ser vista como um aparelho amortecedor da crise, no longo prazo, a informalidade não é boa para ninguém, nem para o Estado nem para a sociedade, e afeta de forma importante a vida das pessoas - diz diretor de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo Pereira.
O presidente da CBIC, José Carlos Martins diz que os dados escancaram as desigualdades sociais e os efeitos colaterais da informalidade para acesso ao crédito e a pontuação da renda da população.
Financiamentos imobiliários
Já era pedra cantada que os financiamentos imobiliários sentiriam o que está acontecendo na economia: juro em alta, inflação que corrói a renda do comprador e disparada nos custos dos materiais de construção, entre outros fatores. No primeiro trimestre de 2022, foram vendidas 11.068 unidades no Rio Grande do Sul. É uma queda de 5,5% na comparação com o período de janeiro a março de 2021, quase 600 imóveis a menos vendidos. Relembra a coluna: Preço, juro e inflação em alta fazem financiamento imobiliário recuar no RS
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.