Uma das grandes redes de farmácias do Rio Grande do Sul, a Panvel quer, até o final de 2023, ter o sistema de recolhimento de medicamentos e baterias em todas as suas lojas. Com isso, a empresa se antecipará em dois anos à data final para adequação à lei de logística reversa do setor, publicada no ano passado.
O decreto aponta que as drogarias e farmácias estabelecidas como pontos fixos de recebimento ficam obrigadas e ter dispensadores na proporção de, no mínimo, um para cada 10 mil habitantes. O cronograma aponta que, até 2023, a lei passa a valer para todas as Capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes. Depois, até 2026, nos municípios com população superior a 100 mil habitantes.
Atualmente, 225 das 520 lojas da Panvel já têm o sistema de recolhimento de medicamentos vencidos e baterias. São caixas onde é possível descartar, de maneira separada, os remédios, as caixas e pilhas e baterias. Até 2023, o grupo quer abrir mais 120 unidades. Por isso, pretendem ter 640 operações com sistema de logística reversa. Até o final de 2025, considerada a projeção de crescimento, serão 850 lojas com estações de coleta.
O projeto, chamado Destino Certo, funciona desde 2010. A ideia é evitar a contaminação do meio ambiente por medicamentos vencidos ou em desuso. Em 2021, foram 23 toneladas de medicamentos recolhidos. O valor investido no processo não foi divulgado.
Foco em sustentabilidade
A Panvel aproveitou para atualizar a coluna o que tem feito em relação à sustentabilidade. No ano passado, foram inauguradas duas usinas fotovoltaicas para abastecer com energia solar o prédio administrativo e o centro de distribuição da empresa, em Eldorado do Sul. Além disso, avançaram na gestão de resíduos: 81% do que foi gerado nos Centros de Distribuição foi destinado para reciclagem, o que representa 710 toneladas de materiais reciclados entre papel, madeira, plástico e metal que retornam para a cadeia produtiva tornando-se novos produtos.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.