Os triciclos elétricos da Grilo que trabalham com deslocamento de usuários por Porto Alegre vão ser usados, também, para ajudar na coleta de objetos recicláveis. Cinco veículos receberão coletores "móveis" chamados de "Cri Cri". A ideia é que qualquer pessoa que veja o Grilo com o coletor se deslocando possa depositar os resíduos. O projeto é da Água da Pedra — bebida do Grupo Fruki — com a startup de mobilidade urbana e também com a Trashin, de gestão de resíduos.
Cada coletor recebe 30 litros e é recolhido uma vez por dia. Para quem quiser identificar, são caixas acopladas atrás do veículo e possuem a cor azul. Os motoristas também são treinados para explicar aos passageiros como utilizar o Cri Cri. A perspectiva das empresas é de que até o final da ação, no dia 25 de março, 20 mil litros de material reciclável sejam recolhidos. O resíduo recebido será destinado a cooperativas de reciclagem, explica Aline Eggers Bagatini, diretora-presidente da Bebidas Fruki.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.