O preço médio dos imóveis residenciais à venda em Porto Alegre recuou pela primeira vez depois de um ano de altas mensais. Em outubro, houve um recuo de 0,07% sobre setembro. O monitoramento é do Índice FipeZap e tivemos, aqui, a única queda de preço entre as capitais pesquisadas. A última redução mensal tinha sido registrada em setembro de 2020.
Nas tabelas que consideraram 126 mil anúncios, a coluna identificou queda de preço em todos os segmentos, mas de forma mais intensa entre imóveis de quatro dormitórios (-0,89%) e menor redução para unidades com um dormitório (-0,03%). No acumulado de 12 meses, o metro quadrado tem alta nominal de 6,12%. O índice, no entanto, fica bem abaixo da inflação. O preço médio na capital gaúcha fica em R$ 6.350.
Se é uma tendência? Difícil dizer. O cenário imobiliário está mudando. A alta da taxa de juro deixa o crédito mais caro, inclusive os financiamentos imobiliários. O setor já vinha pressionada pela alta dos materiais de construção, que está pressionando por repasses aos preços. Isso retrai consumidores de algumas classes sociais, que já estão com a renda apertada. Porém, ainda se mantém uma mudança de comportamento iniciada na pandemia, quando as famílias passaram a buscar espaços maiores, trocando de imóveis.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.