A rede de farmácias São João afirmou que é falsa uma mensagem de áudio que circula nas redes sociais onde uma suposta funcionária pede para que os colegas só contratem "pessoas bonitas" para trabalhar nas lojas da marca. Desde o fim de semana, o material vem sendo compartilhado em aplicativos de mensagem. Em nenhum momento no áudio é citado o nome da rede de farmácias nem da autora do conteúdo, mas mensagens que acompanhavam a mídia diziam que se tratava da São João.
Em nota de esclarecimento assinada pelo departamento jurídico da empresa, a rede diz que as informações falsas foram publicadas por pessoas externas e desconhecidas, "com o objetivo único de prejudicar a imagem da empresa". Também disse estar tomando as medidas para averiguar e responsabilizar, inclusive penalmente, quem criou os conteúdos.
No áudio, de pouco mais de um minuto e meio, uma mulher fala que está ligando para uma série de lojas para "liberar vagas" de emprego. "Porém, vocês sabem, que entre feio e bonito, é o mesmo preço. Então, vamos cuidar muito nas nossas contratações", diz parte do áudio. Na sequência, a gerente lista uma série de características que as pessoas não podem ter para serem contratadas, inclusive com cunho gordofóbico e homofóbico.
Na nota da empresa, a São João reafirmou o compromisso com a diversidade e que repudia qualquer manifestação que possa contrariar ao ideal e valores de respeito aos direitos humanos. Leia a nota na íntegra:
"A Rede de Farmácias São João informa que estão circulando mídias com informações falsas publicadas por pessoas externas e desconhecidas, com o objetivo único de prejudicar a imagem da empresa. Informa também, que já está tomando todas as medidas cabíveis para averiguar e responsabilizar terceiros contra os conteúdos gerados. Alertamos que a publicação de notícia falsas e inverídicas(fake news) no intuito de ofender a honra e a imagem de alguém, pode caracterizar tipos penais descritos nos arts. 138, 139 e 140, todos do Código Penal, cumulados com a majorante do art. 141, III, do Código Penal e com penas de multa e prisão. As Farmácias São João reafirmam seu compromisso com a diversidade. A empresa repudia toda e qualquer manifestação que possa contrariar ao ideal e valores de respeito aos direitos humanos. Temos consciência de que a pluralidade é democrática, faz parte do desenvolvimento sustentável e à preservação das liberdades individuais. A empresa informa que segue firme no seu plano de expansão, em seus princípios e valores. Ainda, este ano, contratará mais de 500 novos colaboradores nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, buscando verdadeiramente um ambiente salutar, onde as pessoas se sintam felizes e acolhidas, independente da sua ideologia, porque são elas que movimentam toda a organização. São aproximadamente 15 mil colaboradores que fazem parte da grande família São João (crescer e compartilhar)".
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.