Incorporadora gaúcha, a Astir prepara quatro empreendimentos residenciais para a região da Avenida Nilo Peçanha, em Porto Alegre. No local, que fica no entorno da Praça Paris, já fica um centro comercial da empresa chamado de Astir Center Mall. Os custos da construção têm variado bastante, mas o investimento em cinco anos pode ficar em torno de R$ 200 milhões, com potencial estimado de vendas de R$ 500 milhões.
O primeiro a ser lançado será o Aris, que já está em obras de adaptação de uma edificação que já existia no local. Ele terá 60 apartamentos, sendo que vários serão no chamado modelo "garden", ou seja, com um jardim privativo. Depois, serão construídos outros dois no entorno da Praça Paris, área adotada pela empresa. Para fechar, será erguida também uma torre residencial no Astir Center Mall em um projeto com parceiros estrangeiros. A proximidade do colégio Anchieta é um atrativo explorado pela empresa.
- Nosso planejamento é ter um ou dois lançamentos por ano. Não queremos ser empresa de capital aberto. É uma incorporadora média e que continuará deste tamanho, agregando valor aos projetos - disse à coluna Carlos Paulo Fortuna, diretor comercial da Astir. A empresa tem um banco de terrenos com cerca de 20 unidades.
O Astir Center Mall chegou a abrigar uma operação da Decathlon por alguns anos. Agora, são negociadas outras operações grandes. Fortuna vê potencial para supermercado, uma grande pet shop e operações de saúde. A construção dos residenciais vai potencializar isso.
Fundada em 1983, a Astir Incorporação e Construção já tem 35 empreendimentos em Porto Alegre e também estuda novos projetos para outros bairros. A empresa faz parte do Grupo Isdra, dono também da Isdralit (fabricante de telhas/equipamentos em fibrocimento); da Fibraplac (indústria de chapas/painéis em MDF); e do Master Hotéis (rede com 11 hotéis em Porto Alegre, Gramado e Curitiba). No portfólio, está ainda o Rua da Praia Shopping, o Astir Center Mall e o Shopping Floresta (em construção), bem como o Terras Verdes, fazendas de reflorestamento.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.