Prêmio que reconhece os destaques e inovações no setor de arquitetura brasileiro, o Saint-Gobain AsBEA de Arquitetura anunciou os vencedores da 8ª edição do concurso, e tem gaúchos na lista. O escritório Ideia1, de Porto Alegre, ganhou dois prêmios pelo Flow Live, um prédio residencial construído dentro do bairro privado Parque Una, em Pelotas.
A construção recebeu o primeiro lugar na categoria "Melhor Projeto Residencial", e também foi escolhida como destaque da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura para projetos acima de 10 mil metros quadrados. Neste ano, 628 trabalhos foram inscritos na primeira etapa e 70 foram pré-selecionados para concorrer nas categorias profissional e acadêmica.
Entregue em 2020, o Flow Live é um edifício de pequenos estúdios em um lote de frente para um parque, e possui 124 apartamentos compactos. Chama atenção seu formato inclinado, como uma rampa. Com isso, segundo o escritório, foi possível criar mais unidades de cobertura, e vários andares têm seu próprio terraço. Aliás, a solução de fazer esse "corte" e deixar o prédio inclinado foi destacado pelo júri:
"Adotando uma solução inteligente, os arquitetos reduziram o impacto que existia anteriormente no bloco tradicional, quando a menor face voltada para o parque obstruía o visual de quem por ali caminhava. A realização de um corte no volume a partir do 3º pavimento, local onde o edifício crescia para o fundo do lote e no nível da rua; a sua grande massa passou a não ser percebida pelo pedestre. Essa tomada de decisão inovadora que conferiu ao projeto o título de primeiro lugar em sua modalidade, recebe também o Destaque AsBEA acima de 10.001 metros quadrados. A dupla premiação nesta edição é o reconhecimento desta inovadora e rica proposta de arquitetura."
Além do projeto da Idea1, mais gaúchos ganharam reconhecimento na premiação. O escritório Luciano Basso Arquitetura, de Caxias do Sul, recebeu a segunda colocação na categoria "edificação residencial". O Rio Grande do Sul também gabaritou a categoria acadêmica, levando os três prêmios. O primeiro lugar ficou para Sulâni Kurtz, da Universidade de Passo Fundo (UPF); o segundo lugar foi para Jeniffer Fagundes, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos); e a terceira posição foi do Hellison Ivan Goecks, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). As imagens de todos projetos estão disponíveis no site do prêmio.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Equipe: Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Francine Silva (francine.silva@rdgaucha.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.