Funcionários das sistemistas começaram a retornar ao trabalho nesta segunda-feira (9) no complexo da General Motors (GM) em Gravataí, na região metropolitana de Porto Alegre. A produção está parada desde março, principalmente por falta de peças. O retorno foi adiado por três vezes.
As sistemistas são fornecedoras que ficam instaladas dentro do complexo automotivo, que emprega, no total, mais de 5 mil trabalhadores. Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari, são 14 sistemistas. Já a montadora tem retomada da produção marcada para o dia 16 de agosto.
- A retomada será aos poucos, com parte dos funcionários e com os trabalhadores recebendo treinamento - explica Ascari.
Mas a situação da falta de insumos e alta nos custos continua, não sendo um problema restrito à GM. As indústrias em geral enfrentam a situação desde o ano passado, sem previsão de normalizada. A escassez mais grave é a de semicondutores. Na semana passada, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) informou que a produção caiu pelo segundo mês consecutivo no país, devido, principalmente, à falta desses itens que integram os equipamentos eletrônicos. Nos Estados Unidos, a GM optou por retirar alguns de determinados modelos temporariamente.
Além disso, os estoques de veículos são os menores das últimas duas décadas no Brasil, diz o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes. Há 85 mil unidades nas fábricas.
- Há demanda interna e externa por um volume maior de veículos, mas infelizmente a falta de semicondutores e outros insumos tem impedido a indústria de produzir tudo o que vem sendo demandado. Não há previsão de normalização no fornecimento de semicondutores até meados de 2022.
A parada na GM acabou por provocar a queda nas vendas do Ônix, que é produzido em Gravataí e vinha sendo líder na sua categoria. Há casos de espera por esse e outros modelos que se aproximam de seis meses nas concessionárias, exatamente pela queda forte na produção com continuidade e até elevação de demanda pelo consumidor.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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