O consumo online avançou na pandemia, mas o varejo físico segue muito relevante para os gaúchos. Isso apareceu na pesquisa da área de inteligência de dados do Grupo RBS usada como ponto de partida para a primeira edição do RBS Talks em 2021. A loja online traz praticidade e economia de tempo, mas o ponto de venda físico ganha o consumidor com o conhecimento e a cordialidade do vendedor. Para o futuro, 52,8% dos entrevistados projetam fazer o máximo possível das compras pela internet, enquanto 59,3% disseram que a loja física deve entregar experiências e não apenas a venda do produto.
A complementaridade entre os dois canais é uma oportunidade para o varejo. A melhor saída é oferecer os dois caminhos para o cliente e que eles se comuniquem, dentro do que o varejo chama de omnicanalidade. E mais, fazer com que o consumidor se sinta seguro para a compra ainda é um desafio do online. Uma marca conhecida e com loja física sai na frente.
Abaixo, é possível assistir ao RBS Talks. Com apresentação da colunista aqui, a pesquisa foi detalhada pelo gerente de Consumer Insights & Analytics da RBS, Daniel Bertoli, com encerramento do evento feito pela diretora-executiva da área de Mercado do Grupo RBS, Patrícia Fraga. O estudo completo também pode ser solicitado por e-mail (comunicacao@gruporbs.com.br).
Coluna Giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.