Giane Guerra

Giane Guerra

Jornalista de Economia, apresentadora da Rádio Gaúcha e comentarista da RBS TV, traz notícias, comentários e dicas da macroeconomia às finanças pessoais.

Carne com valor

O frigorífico gaúcho que, agindo como startup, faturou 820% mais

O executivo no comando da empresa tem a expansão planejada até 2030 

Giane Guerra

Economia

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Frigorífico Schlosser / Divulgação
Frigorífico Schlosser em Horizontina cresce de forma acelerada

Um avanço de 820% no faturamento em 2020 e planos de ampliar em 130% essa receita em 2021 foi o que contou à coluna Cássio Zaleski, CEO do Frigorífico Schlosser, de Horizontina. Em valores financeiros, significa saltar de cerca de R$ 2 milhões para aproximadamente R$ 19 milhões e ter como meta faturar quase R$ 50 milhões. O detalhe é que o planejamento do executivo vai até 2030. 

Parece comportamento de startup, pequenas empresas que têm potencial de crescimento exponencial. E é, já que o executivo busca manter uma estrutura enxuta e trouxe inspiração e tecnologia para conduzir assim uma empresa de um setor tradicional como o de carnes. O salto começou em 2019, quando o Frigorífico Schlosser conseguiu autorização para vender para todo o Estado. Agora, a ideia é entrar nos supermercados e butiques de carnes de Porto Alegre, Santa Maria, Passo Fundo e Caxias do Sul. 

- Resolvemos não ficar apenas no modelo tradicional, onde o frigorífico só abate o animal e entrega a carcaça inteira pendurada. Como um startup, somos flexíveis e conseguimos isso com uma estrutura enxuta, com tecnologia.

Para isso, outros setores foram implementados na indústria, conta Zaleski. Entre eles, uma área de desossa e outras de embalagens, além da operação de embutidos. 

- Temos hoje seis marcas de carnes. Sempre questionei o motivo de outros produtos terem tantas marcas no supermercado e carne não. Não posso colocar no mesmo balcão produtos que não são iguais. Na carne, a qualidade varia com a dentição do animal, a raça, a camada de gordura, o manejo no campo. É preciso dizer qual é a carne mais e a menos nobre, qual serve para churrasco, qual é melhor para parrilla. E tem crescido muito o nosso público de consumidoras femininas - conta o empresário. 

As marcas do Schlosser são Carnes Premium Zaleski, Novilho de Fundamento, Divino Cordeiro, Suinobre, Bah Beef e Embutidos Guappo. Novos investimentos serão feitos agora em 2021, incluindo abertura de mais empregos.  

Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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