O Rio Grande do Sul receberá R$ 200 milhões em investimentos para ampliação e manutenção do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest Senat). A informação foi antecipada para a coluna pelo empresário Afrânio Kieling, que está assumindo a presidência do conselho regional das entidades no Estado. Dono da Itaipu Logística, com 40 anos de mercado, ele já é presidente da Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul (Fetransul). Aliás, o empresário gaúcho começou dirigindo para outras empresas em São Paulo, onde foi tentar a vida.
O aporte financeiro ocorrerá ao longo dos próximos quatro anos, detalha Kieling. O dinheiro irá para reforma das 12 unidades do Sest Senat que já existem e ficam em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Lajeado, Ijuí, Passo Fundo, Carazinho, Santa Rosa, Uruguaiana, Pelotas, Rio Grande e Santa Maria. Mais outras cinco unidades serão construídas, segundo o presidente:
- Ficarão em Porto Alegre, na região do Porto Seco, considerado um hub de logística pela grande concentração de transportadoras, e também nas cidades de Santana do Livramento, Cachoeira do Sul, Novo Hamburgo e Santa Cruz do Sul. Além disso, Lajeado, Ijuí e Rio Grande irão receber sedes novas e próprias. Os oito projetos estão em diferentes fases, mas todos já tem terreno garantido - informa o novo presidente do conselho regional das entidades.
Cada nova unidade custará em torno de R$ 15 milhões e vai gerar entre 25 e 30 vagas de emprego, com processo de seleção aberto ao público. Haverá vagas para gestores, coordenadores, instrutores, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, porteiros, recepcionistas, assistentes e auxiliares de serviços gerais. Quando a obra fica pronta, começa a seleção dos trabalhadores e as oportunidades são divulgadas no site e nas redes sociais do Sest Senat.
- A primeira a abrir deve ser a de Santana do Livramento, em fevereiro de 2021. Teremos, no total, entre 225 e 270 vagas nas oito unidades novas.
O "Sistema S" faz parte da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e tem 155 unidades no Brasil, contando as 12 gaúchas. Criado em 1993, a rede oferece de graça serviços de saúde e cursos de desenvolvimento profissional para os trabalhadores do setor, sejam funcionários de empresas ou trabalhadores autônomos. E vale para os modais rodoviário, aéreo, ferroviário e aquaviário. A comunidade em geral também pode usar os serviços e se inscrever para as aulas, pagando uma taxa baixa. Alguns exemplos são os cursos para conduzir veículos com cargas perigosas e veículos de passageiros. Durante a quarentena, as aulas foram online, mas já estão sendo retomadas presencialmente, seguindo os protocolos de saúde do poder público.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.