Foi uma alta pequena e sobre uma base baixa por quedas intensas, mas a venda das lojas do Rio Grande do Sul ainda conseguiu crescer 0,1% em julho sobre junho. Foram meses muito complicados para o comércio gaúcho, pois as restrições da pandemia mantiveram o varejo fechado em Porto Alegre, que pesa no total do Estado. A reabertura começou pouco antes do Dia dos Pais, o que aparecerá na próxima pesquisa.
O IBGE divulgou nesta quinta-feira (10) o desempenho do varejo em julho também no país, onde o crescimento foi de 5,2% sobre junho, em volume. A pesquisa faz um ajuste sazonal. Apenas a atividade de hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo não registrou alta, ficando estável.
Em relação a julho de 2019, a venda do varejo gaúcho cai 1,3%. No acumulado de 12 meses, o recuo é de 1,5%.
- A crise é muito heterogênea entre os setores. Aqueles associados a bens materiais, como supermercados, farmacêuticos e médicos, e à mudança de hábitos do consumidor que está mais tempo em casa, como móveis, materiais de construção, vêm exibindo uma resiliência maior. Já outros não essenciais, principalmente tecidos, vestuário e calçados, para os quais se admite prorrogação do consumo sem grandes perdas de bem estar, sofrem muito - analisa Oscar Frank, economista-chefe da Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA), considerando o comportamento do varejo desde o início da pandemia, em março.
E sobre o desempenho das fábricas gaúchas, já divulgado pelo IBGE, confira: Indústria do RS amarga 2º maior perda do país na pandemia; veja onde o prejuízo já foi superado
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.