Um grupo de marcas autorais e empreendedores locais do Rio Grande do Sul, junto com professores universitários, lançou o selo "Eu amo Moda Autoral Gaúcha". O objetivo é sinalizar e valorizar os produtos autoriais feitos no Rio Grande do Sul. São aqueles fabricados por alguém que fica próximo da criação, seja na confecção ou até mesmo na venda. O setor é um dos que está sendo bastante afetado pela pandemia do coronavírus.
- Uma marca autoral se alimenta basicamente de duas fontes de venda: as feiras e lojas colaborativas. Elas não entram no circuito do grande varejo. Então, o que aconteceu: as feiras foram canceladas por causa da aglomeração e as lojas estavam fechadas. Os autorais ficaram sem dinheiro - explica Heloisa Hervê, dona de uma loja colaborativa e da marca 2B Confy Wear.
A ideia do selo é divulgar o máximo possível as empresas de moda autoral. Para isso, foi criado um perfil no Instagram, o @somos.mag, que mostrará os produtos das marcas que já receberam o selo.
- O grande lance de receber esse selo é reverberar teu produto. Mostrar ele pra mais gente, alcançar um número maior de pessoas. E ele vai mover toda uma roda econômica dentro da cidade, com um viés colaborativo - comenta a empresária.
No perfil do selo, já estão disponíveis produtos de marcas como Dona Rufina e Claudia Casaccia. Também está disponibilizado um link para que outras marcas se cadastrem e façam sua divulgação pelo selo.
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista